Junta de Freguesia de Ega EN | FR | DE
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
Home     Lugares     Ega     Fontenários de nascente
Fontenários de nascente
Fonte da Figueira
Fonte da Figueira
Fonte do Casal da Fonte
Fonte do Casal da Fonte
  Fonte Velha, Casal dos Barreiros
Fonte Velha, Casal dos Barreiros
  Fonte de mergulho, Casal dos Barreiros
Fonte de mergulho, Casal dos Barreiros
   
Fonte da Figueira

Desde cedo que a captação de água a partir do solo foi uma preocupação na fixação da população aos locais, dada a necessidade vital que esta constitui. A pesquisa de águas nas profundezas do solo resultou na construção de fontes, inicialmente de mergulho. Na Ega podemos encontrar ainda dois exemplares de fontes de mergulho, ambas localizadas no Casal dos Barreiros, designadamente a "Fonte Velha" e a "Fonte de Mergulho dos Barreiros". Encontram-se hoje em bom estado de conservação, graças à intervenção a que foram sujeitas, no âmbito do projeto PRODER iniciado em 2011

Por outro lado, podemos encontrar pelo percurso interior da Ega vários fontenários, que se podem atribuir ao esforço do professor José Maria Gaspar, então presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, que em 1952 inaugurou o abastecimento canalizado de água à povoação da Ega. 

Fontes de nascente:

Fonte Velha

A "Fonte Velha", localizada no caminho do casal dos Barreiros, foi sujeita a restauração no âmbito do projeto PRODER iniciado em 2011. Além da limpeza das manilhas, do arranjo do aqueduto e da colocação de degraus em pedra, na requalificação da fonte evidenciou-se também a preocupação na preservação da pedra natural, mantendo os materiais originais.

Localização GPS:
Lat: 40.. 05' 56..N
Long: 8.. 32' 40..W


Fonte de Mergulho dos Barreiros

A "Fonte de Mergulho dos Barreiros", também localizada no Casal dos Barreiros, foi já alvo de conservação em 1949, visto na altura necessitar de reparações urgentes. Também foi intervencionada no âmbito do projeto PRODER, iniciado em 2011, com reparação da abóboda e das laterais, enquanto na parte superior foi construído um muro cimeiro para suporte de terras e na base foi colocada calçada à portuguesa.

Localização GPS
Lat: 40.. 05' 56..N
Long: 8.. 32' 37..W


Fonte do Casal da Fonte

A "Fonte do Casal da Fonte" originou inúmeras referências históricas, não fosse ela uma das mais importantes da aldeia, ao ponto de ter apelidado o nome do casal a que pertence. A fonte, que hoje corre por uma bica, foi inicialmente fonte de chafurdo. Durante a sua longa existência foi alvo de várias intervenções. Em 1949 a fonte sofreu arranjos, realizados pela autarquia municipal. Em 1957 a Câmara aplicou-lhe uma torneira de pistão, controlando assim o caudal de água corrente.

Localização GPS:
Lat: 40.. 05' 56..N
Long: 8.. 32' 48..W


Fonte da Figueira

A "Fonte da Figueira" consta das Atas da Câmara de Condeixa de 1850 que comprovam a sua existência centenária, assim como a Cruz da Ordem de Cristo que encima a bica da fonte também o indicia. Estando numa ladeira acentuada, foi desde sempre local de paragem para matar sede de pessoas e até de animais, vacas ou bois, que puxavam os carros pela ladeira e paravam para beber água na pia da fonte. Foi também intervencionada pela Junta de Freguesia no âmbito do projeto PRODER iniciado em 2011, que levou à sua limpeza, recuperação da traça original sem cobertura, dos alçados interiores e à retificação das pedras da banca.

Localização GPS:
Lat: 40.. 05' 51..N
Long: 8.. 33' 22..W





Facebook
Rua Prof. José Maria Gaspar
3150-256 EGA

Telf.: 239 944 768
Telm.: 960 426 188

Email: geral@jf-ega.pt

Secretaria da Junta de Freguesia:
2ª a 5ª Feira | 9 - 13 h
6ª Feira | 9 - 13 e 15 - 21 h


Junta de Freguesia de Ega © 2020
Ficha técnica