Junta de Freguesia de Ega EN | FR | DE
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
Home     Freguesia     Caracterização
Caracterização
Ega, paisagem
Ega, paisagem
Gentes e tradições
Gentes e tradições
   
   
Ega, paisagem

Caracterização Geográfica

Situada no centro do país, onde a Serra de Sicó e o Vale do Mondego se encontram, a freguesia de Ega estende-se por 35 hectares de vale, serra e pinhal em que a diversidade ecológica se traduz numa paleta cromática rica, em tons de verde, castanho e azul.
Ao longo dos milénios, as terras férteis de Ega assistiram à passagem, fixação e confronto dos vários povos que ocuparam a Península e deixaram vestígios arqueológicos e culturais que marcaram terras e gentes.
Ega é uma freguesia de cariz essencialmente agrícola com uma vasta e importante zona florestal, terrenos de cultivo, olival, vinha e um notável vale de regadio que se estende desde a Arrifana até Casével.
Visto ser uma região rica em produtos agrícolas desde tempos imemoriais se realizam na sede de freguesia duas feiras anuais. S. Brás a 3 de Fevereiro e S. Martinho a 11 de Novembro. Aqui, transacionaram-se produtos agrícolas, louças, fazendas, alfaias e mobílias em madeira e em palha.

Caracterização Demográfica

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o Censo de 2011 revelou que habitavam na freguesia da Ega 2835 pessoas, divididas pelos lugares de Arrifana, Casal da Ameixeira, Campizes, Casal do Missa, Casével, Ega, Serrazina, S. Fipo, Rebolia, Relves e Vale de Janes (não incluindo os lugares de Picota, Fornos de Castel e Presa, também pertencentes à freguesia), o que corresponde a uma densidade populacional de 81,3 habitantes por quilómetro quadrado.

Caracterização Histórica

A existência documentada da Ega remonta aos tempos da Reconquista Cristã e às origens da nação, quando D. Teresa do Condado portucalense faz doação das suas terras aos Templários para que nelas se construam pontos defensivos, promovendo o povoamento.
Os forais de 1231 e o de 1514, comprovam, juntamente com o Pelourinho, a importância e autonomia administrativa de Ega face ao poder central. A sua comenda, pertença da Ordem de Cristo, desde 1335, terá sido uma das mais ricas do reino, com um papel significativo no financiamento das Descobertas Marítimas.





Facebook
Rua Prof. José Maria Gaspar
3150-256 EGA

Telf.: 239 944 768
Telm.: 960 426 188

Email: geral@jf-ega.pt

Secretaria da Junta de Freguesia:
2ª a 5ª Feira | 9 - 13 h
6ª Feira | 9 - 13 e 15 - 21 h


Junta de Freguesia de Ega © 2019
Ficha técnica