O nome da localidade de S. Fipo é muito antigo, surgindo na Carta de Doação de Soure em 1128. Contava com 18 vizinhos em 1527.
Na história do lugar importa referir a importância da Quinta das Abertas, propriedade do Visconde de Alverca, de Condeixa-a-Nova, uma extensa propriedade onde existiu uma vacaria com cerca de 200 cabeças de gado, hoje parcialmente convertida em espaço de eventos.
Era nas terras da família Alverca que grande parte da população de S. Fipo trabalhava sazonalmente, principalmente nos extensos olivais e campos de milho. Ao longo da década de sessenta do século XX, no entanto, muitas habitantes de S. Fipo emigraram, principalmente para o Luxemburgo e Canadá, onde alguns ainda permanecem.
Em S. Fipo fica situada a fábrica de louça regional Estrela de Conímbriga. Única na freguesia e uma referência regional. Foi fundada em 1975 e dedica-se à produção de cerâmica artística e decorativa inspirada na cerâmica tradicional do séc. XV ao séc. XVIII. Recria e mantem o processo artesanal, em especial, a decoração que continua a ser integralmente feita à mão.